Recuperar um cliente não é uma tarefa fácil. No entanto, existe alguns mecanismo que podem ajudar e converter uma situação negativa. Para isso o primeiro passo é saber o histórico de quem está sendo atendido. Reserve um momento para este tipo de “parada” e tenha mais sucesso a entender caso a caso.
A partir de um mapeamento, a outra parte do processo é escutar aquele que presta uma queixa. Nem sempre é fácil, pois a pessoa pode estar com os ânimos exaltados ou então com bastante pessimismo. Após uma absorção de toda situação, a sinceridade é o maior trunfo que alguém no atendimento pode fazer para elucidar a questão.
No caso, de ter havido um erro o essencial é relatar o que ocorreu e garantir que a verdade seja exposta. Qualquer outra postura, só ocasionará numa piora no quadro como todo. Lembrando que um cliente que está irritado ou insatisfeito com a empresa, a chance de perder ele é alta. Sem contar na publicidade negativa que passará adiante. É necessário também ter empatia, saber se colocar no lugar do outro, caso contrário vira uma briga sem fim.
Investir tempo em clientes que estão prestes a abandonar a marca requer paciência e dinheiro voltado para isso. No entanto, com um belo trabalho sendo realizado é possível recuperar tudo que foi colocado e voltar um saldo positivo. Nem tudo no âmbito da cobrança precisa ser carregado com um teor negativo.