Em qualquer serviço o atendimento deve prezar a humanização. Ainda mais envolvendo o setor de cobranças é algo que deve ser levado em conta. Já que o relacionamento com o cliente pode já envolver o pré-conceito de estar distante da empresa, já que se coloca divisores entre credor e devedor.
Primeiro é preciso levar em conta que cada cliente é único. Então, por mais que haja uma semelhança é necessário ver seu universo, sua situação e histórico. O segundo passo é montar uma régua de cobranças para saber como abordar em cada fase. Identifique também qual é o melhor ponto de contato e sempre opte por ele.
Outro fator importante é reunir o máximo de informações e assim conhecer bem o território que está adentrando, por isso é necessários relatórios periódicos para uma melhor performance. Nem sempre é fácil lidar com o outro lado, mas existe algo que se deve levar em conta que é se colocar no lugar do outro. A partir disso, é possível trazer uma solução benéfica para o devedor. O posicionamento como uma empresa que é parceira ajuda a não perder o cliente. Já que se isso acontecer ou chegar num estado crítico a perda não é só para quem está com uma dívida, mas também para o credor. Por isso os acordos amigáveis, o atendimento personalizado ajuda a melhorar esse cenário. E nesse momento o mais importante é não deixar todo processo com a inteligência artificial, já que esta gera uma distância com o público-alvo e nem sempre é uma boa escolha